$cid=time();?>
A aquisição de um novo maquinário está diretamente ligada a fatores como qualidade, custo e vida útil.
Muitas vezes, acredita-se que ao adquirir uma máquina com alto valor será o suficiente para garantir que ela seja utilizada por muito tempo, sem avaliar quais as boas práticas necessárias para elevar sua vida útil.
É aí que entra o conceito de manutenção preventiva de máquinas: uma ação que visa tornar o desempenho e a performance do maquinário mais eficiente e econômico.
Além disso, outros benefícios são alcançados ao tornar essa prática uma cultura da sua empresa ou indústria: continue a leitura e fique sabendo!
AUMENTO DA VIDA ÚTIL DO MAQUINÁRIO
O alto investimento financeiro relacionado à compra de uma nova máquina está associado à expectativa do seu tempo de vida útil no parque fabril.
Mas, todo equipamento, mesmo aqueles de alto valor no investimento, requerem cuidados recorrentes. A atenção aos componentes do maquinário é fundamental para evitar que elas venham a ter um desgaste prematuro e possam desencadear um problema ainda maior na máquina, o que pode resultar em uma parada emergencial e total da linha de produção, podendo até culminar no descarte do equipamento dependendo da avaria ocorrida.
REDUÇÃO DE CUSTOS
A matemática é fácil: quanto maior o investimento em manutenções preventivas de máquinas, menor é o desperdício de tempo e dinheiro. Apesar de inversamente proporcional, essa conta acontece exatamente dessa forma!
A despesa relacionada à realização da manutenção com objetivo de prevenir problemas é muito inferior do que a que ocorre em uma situação grave e até mesmo, como mencionamos anteriormente, inutilizar a máquina.
ANTECIPAÇÃO DE SITUAÇÕES/PROBLEMA
Quando se fala em problemas em maquinários, não se pode restringir apenas a questões ligadas diretamente ao equipamento. Por exemplo, uma máquina com problemas em seu funcionamento pode desencadear acidentes em colaboradores, ou seja, proporcionará falhas na segurança das máquinas.
Outra situação que pode derivar da falta de manutenção preventiva de máquinas é a baixa qualidade nos produtos produzidos. Durante o processo de produção, uma falha ou dano no maquinário pode levar a um lote de produtos com defeitos, os quais poderão ser descartados dependendo da gravidade, ou ainda, se chegarem até o cliente final com certeza podem gerar insatisfação.
ORGANIZAÇÃO DE TEMPO
Uma pequena parada programada para realização da manutenção preventiva nas máquinas é definitivamente muito melhor do que ser forçado a uma parada da produção sem aviso prévio e por tempo indeterminado.
Com a manutenção preventiva implementada, torna-se possível diagnosticar potenciais problemas ainda em fase inicial, permitindo, assim, que sejam realizadas intervenções e consertos para reparos em peças e componentes de forma ágil e segura.
A manutenção preventiva de máquinas é um processo e deve ser tema constante na gestão eficiente do processo industrial. Atualmente empresas de alta performance estão adotando como forma de garantir a produtividade e a qualidade e é um assunto que não pode ser postergado.