6 passos para estruturar um processo de vendas na sua empresa

6 passos para estruturar um processo de vendas na sua empresa

Dez entre dez empresas almejam o sucesso de vendas, não é mesmo? Afinal, a gente trabalha duro todos os dias para converter oportunidades em lucro.

As peças fundamentais e essenciais para essa consolidação no mercado, em qualquer empresa, são os times de vendas. Por mais que uma venda passe por inúmeros setores, desde a criação até chegar no consumidor final, é a equipe de venda que tem grande responsabilidade em fazer chegar aquele determinado produto ou serviço até o cliente. São eles que possuem um contato direto com o interessado e – na maioria das vezes – tem um poder de influência enorme no resultado da venda.

Porém, quanto mais a sua equipe estiver preparada, sabendo o que está fazendo e habilitada para resolver os questionamentos e até mesmo impasses que podem surgir em meio a um processo de venda, maior são as chances de concretizar o negócio.

Para isso, separe o papel e caneta ou prepare-se para tirar print desse post! Elaboramos 6 passos para você começar seguir agora mesmo e, enfim, ter um processo de vendas estruturado e completo para a melhor organização da sua empresa e equipe. Confira:

6 PASSOS PARA IMPLANTAR UM PROCESSO DE VENDAS EFICIENTE

Se você já fez ou faz alguma, aproveite para aprimorá-la. Aqui você vai aprender de um jeito descomplicado a colocar em prática e claro, gerar resultados super positivos!

PREPARAÇÃO

Como já falamos antes, preparar a sua equipe é fundamental para o resultado da venda ser positivo. Então, o primeiro passo é proporcionar treinamento aos seus colaboradores, para que eles se desenvolvam, até mesmo no que muita gente pode deixar passar batido. Por exemplo, técnicas de oratória e o principal, saber falar sobre o seu produto ou serviço, entender cada detalhezinho, especificação ou modo de usar. O cliente espera ser atendido por alguém que realmente entenda do assunto.

Esta preparação não envolve apenas isso, vai muito além. Tire um tempinho, toda semana, a cada quinze dias ou uma vez por mês, para pesquisar e analisar os concorrentes, ver o que eles estão fazendo e como você pode melhorar para fazer mais e diferente.

PROSPECÇÃO

Agora que a equipe está preparada, vamos rumo aos clientes: a famosa prospecção. É hora de reunir o máximo de informações que você tem ou pode conseguir dos seus potenciais consumidores, com banco de dados, as mídias sociais, eventos do ramo e pesquisas on-line. Assim, você conseguirá saber onde está, qual é o perfil dele e então direcionar os seus esforços para impactá-lo com o que ele precisa.

CONTATO E AVALIAÇÃO

Você já tem a sua equipe qualificada e os clientes mapeados, então, é o momento de fazer o contato direto com ele. Por meio de ferramenta digitais, como o e-mail, ou até mesmo, um uma conversa presencialmente, são ótimas oportunidades para você ir a fundo do problema do seu cliente em potencial.

É nesse estágio que os profissionais da equipe conseguem formular um atendimento e soluções personalizadas para ele, assim você não vai fazer aquele “feijão com arroz” que o seu concorrente possivelmente está fazendo, você terá um grande diferencial em suas mãos.

Atenção: anote tudo e preste muita atenção no que o cliente falar.

APRESENTAÇÃO PERSONALIZADA

Após analisar as necessidades do cliente em um primeiro contato, o próximo passo é apresentar a proposta para ele – a proposta você terá feito entre os passos 03 e 04 -. É nessa hora que você vai mostrar os seus diferenciais, seja em preço, qualidade ou benefícios. Procure sempre trabalhar com diferencial que se destaque.

FECHE A VENDA

Aqui será um terceiro contato com o cliente, dependendo do modelo de negócios da sua empresa e o que ela está disposta a oferecer, neste passo você pode disponibilizar algo a mais ou uma vantagem, além do que você ofereceu na apresentação personalizada, se demonstre flexível.

É claro que, por mais que você se esforce ao máximo, nem sempre a venda vai se concretizar. Neste caso, você pode realizar um acompanhamento com esse cliente, agendando uma nova oportunidade para conversar ou negociar novamente.

UM CLIENTE, VÁRIOS NEGÓCIOS

Um cliente que já fechou uma venda, tem grandes chances de tornar-se cliente novamente. Então, é importantíssimo manter contato, atualizando-o sobre novos serviços e acompanhando o que já foi feito para ele.

Um excelente relacionamento é uma ótima oportunidade de ter, ainda mais, sucesso nas vendas!

Como vimos nesse post, ter um processo de vendas é muito importante para atingir os seus objetivos e um relacionamento personalizado com o cliente. Nós sabemos que nem sempre é fácil manter um padrão, então analise estes passos e utilize-os aplicados da melhor forma possível na sua empresa e rotina.

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