Compartilhar Inscreva-se

Função e características dos picadores de madeira

Função e características dos picadores de madeira

Facilitar processos é uma necessidade em um mundo em que tudo precisa ser ágil. A tecnologia possibilita a criação de máquinas que tem, justamente, o objetivo de contribuir no trabalho e melhorar a linha de produção, e um exemplo disto são os picadores de madeira, que são desenvolvidos para redução de materiais.

Por meio de facas e navalhas especiais montados em rotação tambor ou tipo disco, os picadores de madeira podem processar resíduos industriais, como por exemplo sobejos de marcenaria, ou até mesmo árvores inteiras. Nos casos de sobras de móveis, são picados e podem virar matéria-prima para chapas de madeira.

Mas vamos falar um pouco mais sobre funcionalidade e características dos picadores de madeira. O sistema de corte dessa máquina tem diversas configurações, podem ser com facas grandes, as quais são montadas em tambor giratório não cilíndrico; martelos com conjunto de eixos giratórios; facas em disco giratório; navalhas circulares em eixos rotativos, ou roscas sem fim; e ainda, em pastilhas de corte ou facas pequenas, essas, montadas em rolos cilíndricos.

Uma forte característica é sua alta produção, graças aos seus motores elétricos ou de combustão por diesel, por hora, podem processar centenas de toneladas. Tal produção está ligada diretamente ao motor principal da máquina, bem como o tipo do material a ser processado. Para indústrias que trabalham com madeira em sua produção, os picadores são excelentes. 

Qual é o investimento para compra e manutenção dos picadores de madeira?

A máquina pode ter um custo de dezenas de milhares e até milhões de reais, o que varia conforme a necessidade que deve atender. Antes do investimento vale  analisar as vantagens, começando pela sua versatilidade em processar diferentes madeiras e formatos, além da variedade de seus tamanhos. É preciso lembrar que para cada tipo e tamanho, haverá um modelo de picador para suprir as necessidades. 

Entre as vantagens do seu investimento, o que é possível notar na grande maioria dos casos são: possibilidade de automatizar os processos de produção, facilitar o armazenamento e utilizar os resíduos urbanos de forma correta.

Fixo ou móvel: qual a melhor opção?

Na opção fixada, sua base é montada de metálica ou concreto, na qual o material a ser processado deve ser transportado até o local onde está o picador de madeira; Já no móvel, é montado em pneus, esteiras ou chassi com sistema rodante, e podem, como sugere o nome, se mover até o local onde se encontra o material a ser processado.

Atenção nunca é demais!

Como todo maquinário, os picadores precisam de cuidado e manutenção. As facas precisam ser de qualidade para segurança de quem manuseia e garantia de alta performance do equipamento. Verificar se estão afiadas, e caso não estejam, que sejam afiadas para não perder a capacidade de corte e manter a regulagem exata da folga entre contra-facas e facas. E ainda substituir peças que estejam desgastadas ou no período de troca, e logicamente, fazer a manutenção no período estipulado.

Ficou interessado (a)? Conheça os picadores da Vantec! Fale agora com um especialista pelo botão laranja no canto superior da página, ou ligue: (49) 3441-5200.

 

Compartilhe
Vantec

Vantec

Há 56 anos a Vantec produz máquinas para automação industrial. São empilhadeiras, laminadoras, biomassa, e equipamentos para reciclagem e serraria, tanto para o Brasil, quanto para outros países da América Latina. Qualidade, tecnologia e inovação estão na essência da Vantec, e é isso que nos torna reconhecidos.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vantec a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.