Compartilhar Inscreva-se

Equipamentos Vantec para fábricas de rações que buscam eficiência máxima com baixo custo de produção

Equipamentos Vantec para fábricas de rações que buscam eficiência máxima com baixo custo de produção

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o ano de 2021 obteve um aumento na produção de ração nacional, em torno de 4,5% comparado ao ano anterior, mesmo o mercado estando pressionado pelo preço dos principais insumos como o milho e farelo de soja.

“As cadeias produtivas de proteína animal enfrentaram custos altos ao longo do ano, e a redução de renda, juros altos e inflação gerou dificuldades para o consumidor; e, do lado da indústria, houve um momento em que ela teve de repassar para o preço do produto os custos que vinham se elevando; não havia como segurar mais”, (Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, e presidente do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal – CBNA, 2021).

Tendo em vista este cenário, as fábricas de rações estão recebendo cada vez mais carga de operação e ao mesmo tempo tendo que melhorar o processo produtivo, desde o recebimento e preparação de matérias primas, dosagem dos insumos, processo de moagem e mistura até a expedição da ração, buscando reduzir os custos de operação e melhorar a qualidade do produto produzido.

O processo inicia com a seleção de insumos como o milho, farelo e núcleos, buscando o melhor custo-benefício, estes insumos passam pela dosagem, a qual necessita ter uma boa acuracidade, evitando gastos desnecessários ou rações desbalanceadas, é preciso observar a proporção de dosagem, obedecendo a indicação de menor inclusão na balança para conseguir uma variação do peso desejado em um período determinado. Para isso é necessário o dimensionamento correto do sistema de dosagem, analisando características dos equipamentos como o diâmetro e a velocidade das dosadoras e a utilização de sistemas com inversores de frequência.

O sistema de dosagem da Vantec é calculado obedecendo as indicações e tempos de processo, buscando sempre sua máxima eficiência, as balanças de dosagem possuem cantos arredondados para melhorar o escoamento dos produtos, com descargas de grandes dimensões diminuindo o tempo de descarga.

Após a dosagem dos ingredientes segue-se para um processo correto de moagem com Desvio Padrão Geométrico (DPG) e um Diâmetro Geométrico Médio (DGM) dentro do desejado pelo nutricionista. É importante ressaltar o dimensionamento correto do sistema de moagem, levando em consideração a área de peneira, potência do moinho, granulometria desejada, área de captação de pó e dimensões do plenum, o MTV – Moinho Triturador Vantec, possui dimensões específicas para cada potência de motor, possui ainda velocidades de martelo adequadas para moagens com granulometrias baixas, altas e sistemas de exaustão dimensionados conforme cada necessidade do processo.

Já no processo de mistura, a homogeneização deverá alcançar um coeficiente de variação (CV) dentro das especificações do nutricionista, sem prejudicar o tempo de processo do fluxo, para alcançar esse objetivo deve-se controlar os tempos de inclusão dos macros e micro ingredientes e de injeção de líquidos e descarga, observando o resíduo de fundo que deverá ser abaixo do exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os misturadores Vantec possuem tampa de adição dos macros e micro ingredientes, linha de injeção de líquidos com acessos facilitados para verificação e manutenção, os sistemas de mistura podem ser por Pás ou Helicoidais, o registro de descarga é de grande abertura e baixa manutenção tendo regulagens para evitar vazamentos.

O último processo que a ração passa é a expedição, onde é considerado que os volumes de estoque não podem prejudicar a eficiência da fábrica, isto é, não devem ocorrer paradas de produção por não haver local para depósito da mesma. Nos layouts e projetos da Vantec verifica-se a quantidade de silos necessários por bateria, que deverão atender as necessidades de cada fábrica para que estes problemas não ocorram, garantindo eficiência nas fábricas de ração.

Os silos da Vantec possuem acessos de manutenção e limpeza, sendo portas com dimensões de 700x700mm, grandes o suficiente para a execução destes serviços, possuem grades para atender à NR12. A expedição a granel pode possuir balança automatizada para dosagem e carga dos caminhões, agilizando o processo de pesagem, a balança de expedição da Vantec possui células de carga e acionamento por motorredutores, design com cantos arredondados que evitam retenção de produtos, portas de acesso e tampa para redução do pó, podendo ser instalado filtro manga com exaustão forçada.

Estes são apenas alguns dos processos na fabricação de ração, nos quais a Vantec fornece equipamentos, tendo sempre em vista o cenário do mercado, utilizando equipamentos de alta performance e robustez, que atingem os resultados necessários.

Com os equipamentos Vantec para fábricas de rações, pode-se maximizar as propriedades nutricionais dos insumos utilizados com o menor custo operacional e buscando o melhor resultado, a Vantec vem com essa visão para atender as necessidades deste mercado que está cada vez mais exigente, trabalhando com um conceito de produtividade, eficiência, baixo custo operacional e máxima qualidade.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas!

+55 (49) 3441-5200

 

Por Jardel H. Batiston  (Gerente de Vendas – Linha de Nutrição Animal)

Compartilhe
Vantec

Vantec

Há 56 anos a Vantec produz máquinas para automação industrial. São empilhadeiras, laminadoras, biomassa, e equipamentos para reciclagem e serraria, tanto para o Brasil, quanto para outros países da América Latina. Qualidade, tecnologia e inovação estão na essência da Vantec, e é isso que nos torna reconhecidos.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vantec a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.