Compartilhar Inscreva-se

5 dicas para reduzir custos em indústrias

5 dicas para reduzir custos em indústrias

Operação mais eficiente com menor custo é o objetivo de toda indústria que busca crescer e ter melhores e maiores resultados. 

Para isso, não basta simplesmente cortar gastos: é essencial entender os detalhes da linha de produção para saber em quais pontos pode haver redução de custos sem comprometer a qualidade da entrega

Selecionamos 5 dicas para reduzir custos em indústrias que vão te ajudar nessa tarefa. 

Investimento em inovação e tecnologia

Você deve estar se perguntando: “estamos falando em redução de custos, como assim investimentos?”. É isso mesmo! 

Fazer investimentos em inovação e tecnologia podem representar reduções de despesas e custos expressivos a médio e longo prazo. Isso porque a busca por ferramentas, sistemas e formas de melhorar o trabalho otimiza os processos e diminui a possibilidade de erros por trabalhos manuais. As tecnologias aplicadas reduzem a tomada de decisões humanas, permitindo aos operadores um controle focado em detalhes mais importantes onde o olhar humano faz a diferença.

Atividades repetitivas, que possam ser desempenhadas por máquinas, são um exemplo do que pode ser automatizado e, portanto, liberar a equipe para pensar de forma estratégica.

Saiba mais: Indústrias da madeira aumentam a produtividade com uso de tecnologias

Gestão de custos

Ter clareza sobre como e onde o dinheiro está sendo investido é essencial. A gestão de custos permite ter uma visão panorâmica e saber exatamente quais os desperdícios que estão “roubando” o dinheiro. 

Na grande maioria das indústrias de transformação de madeira a matéria prima é o maior custo dentre todos, otimizar o processo a fim de obter a melhor conversão é tão importante quanto garantir a qualidade e reduzir os custos de operação.

Qualificação constante da equipe

Sabendo que as pessoas são o coração de uma empresa, não há como pensar qualquer ação sem que sejam desenvolvidas estratégias que contemplem as equipes. 

Qualificação sobre o uso de materiais e sobre o consumo consciente devem ser feitas para garantir que a redução de custos seja um pilar de atuação de todos. 

Além disso, tornar a colaboração de todos uma prática, reunindo iniciativas e dando voz aos colaboradores, também pode ser uma excelente prática com bons resultados. 

Maquinário de qualidade

Economizar no maquinário da indústria, além de não reduzir custos, também pode ser fonte de inúmeros problemas.

Geralmente o menor preço somente levado em questão não lhe trará o melhor resultado, a análise de investimento (pay-back), evidenciará que equipamentos de maior qualidade, robustez e tecnologia aplicada retornam em curto período de tempo e promovem um diferencial lucrativo durante todo o seu período de uso. 

Investir em maquinário de qualidade otimiza a linha produtiva, o uso de matérias e o tempo de todos, levando à redução de custos. 

Otimização da comunicação interna

Novamente, aqui, o fator pessoas tem grande impacto: quando a comunicação interna não acontece de maneira organizada, os índices de retrabalho aumentam.

Isso acontece porque quando uma informação é perdida ou não chega ao setor correto, precisa-se buscá-la. Como você pode imaginar, para isso, há desperdício de tempo e dinheiro, o que acaba impedindo um melhor desempenho.

Reduzir custos em uma indústria é um processo contínuo: a cada nova ação realizada, torna-se necessário analisar os resultados e implementar novas práticas. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de dicas e informações importantes para a sua indústria! 

 

 

 

Compartilhe
Vantec

Vantec

Há 56 anos a Vantec produz máquinas para automação industrial. São empilhadeiras, laminadoras, biomassa, e equipamentos para reciclagem e serraria, tanto para o Brasil, quanto para outros países da América Latina. Qualidade, tecnologia e inovação estão na essência da Vantec, e é isso que nos torna reconhecidos.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vantec a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.