Compartilhar Inscreva-se

Indústrias da madeira aumentam a produtividade com uso de tecnologias

Indústrias da madeira aumentam a produtividade com uso de tecnologias

A tecnologia é uma forte aliada para as indústrias do Brasil e do mundo a fora. Automatizar processos, reduz significativamente os riscos de falhas de produção. Por isso, as indústrias de madeira estão investindo, cada vez mais, em tecnologias para serem empregadas dentro de suas produções. 

Atualmente, o que mais se tem observado neste segmento em questões de otimização de processos industriais, são o resultado da busca por soluções que garantem qualidade no produto e maior rapidez na produção. 

Progressivamente se é considerada uma análise de payback, que visa auxiliar empresas no estudo do prazo de retorno do investimento em um projeto. Desta forma vemos uma indústria madeireira mirando o desenvolvimento e, mesmo nos períodos abaixo do ideal, ainda buscando ser mais eficientes e reduzir os custos operacionais.

Tecnologia aplicada

No Brasil são poucas as linhas com alta tecnologia empregada, porém estão disponíveis tecnologias intermediárias adequadas a maioria das empresas e que trazem resultados surpreendentes.  

Nos países mais desenvolvidos o uso de scanners 3D e controles extremamente precisos dão um toque diferenciado, tanto produtivo quanto em rendimento. No entanto, esta condição não é especificamente a mais indicada para todos os modelos. 

O que precisamos ter em mente é que a industrial nacional tem muito potencial e quanto mais for persistido e investido em automação nas linhas de bases, mais próximo o Brasil vai chegando nas automações evoluídas das grande linhas. 

Na Vantec aplicamos tecnologias assertivas e que trazem resultados. Confira:

  • Aplicamos um controle de ações no sistema do carro porta toras que tira do operador a maiorias das funções básicas, detendo sua atenção à gestão produtiva (controle por CLP e inversores de frequência). Os comandos de avanço, retorno e bitola ocorrem de forma ágil e automática na maioria do tempo. O sistema também controla o esforço dos motores e ajusta as velocidades garantindo uma bitola bastante uniforme. Outro atrativo é a diminuição dos tempos de operação, pode diminuir até oito segundos por minuto em dado momento produtivo, isto pode gerar em uma linha deste modelo (baixa produção/mercado interno) mais de R$ 50.000,00 de incremento produtivo mensal.
  • Nas linhas de laminação (Torno Laminador) da nova geração chamada HIGH SPEED, desenvolvemos um sistema de controle de avanço simultâneo dos Servo-motores da bitola garantindo uma baixa variação da espessura, mesmo com um acréscimo de 50% na velocidade de processamento da nossa anterior melhor linha, atingindo até 180 metros lineares por minuto de processamento. Um sistema de mais dois Servo-motores controla a angulação da faca e do carro mantendo a área de contato da ferramenta com a madeira sempre na posição ideal, as informações são parametrizadas e mesmo com uma mudança de espessura da lâmina a ser processada não interfere neste perfeito funcionamento. Uma terceira parte do software controla o tempo efetivo de operação, rendimento e produtividade de cada tora e produção geral (mantém histórico no sistema), controla quantidade e motivos de paradas. O corte (guilhotina) possui sistema de faca tensionada com dois rolos de apoio, o controle de corte se dá pelo mesmo software interligado a dois Servo-motores que permitem incríveis 1200 golpes por minuto. Essa linha compete com qualquer tecnologia internacional.
Carro Porta Toras
Torno HIGH SPEED

Além destes, sua indústria pode contar com controles de paradas por quebras de ferramentas (serrarias), controle de granulometria do chip e embreagens acionadas eletronicamente em picadores florestais e vários outros projetos com automações que tornam o processo mais produtivo e eficaz.

Ficou interessado? Converse com um de nossos especialistas.

Compartilhe
Vantec

Vantec

Há 56 anos a Vantec produz máquinas para automação industrial. São empilhadeiras, laminadoras, biomassa, e equipamentos para reciclagem e serraria, tanto para o Brasil, quanto para outros países da América Latina. Qualidade, tecnologia e inovação estão na essência da Vantec, e é isso que nos torna reconhecidos.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vantec a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.